Uma Celebração Mundial!

FREUD24 é a celebração mundial do nascimento e da obra de Sigmund Freud. Em 6 de Maio, no aniversário de Freud, grupos de leitores em 24 cidades do Mundo lêem publicamente textos de Freud. Após a leitura, o público será convidado para trocar ideias. A celebração é transmitida em directo na página Facebook da FREUD24. Em Lisboa o evento decorre no Goethe-Institut Portugal com início às 19h. O psicanalista e editor Vasco Santos e a psicóloga Filipa Barroso lêem o texto Considerações Actuais sobre a Guerra e a Morte de 1915. O evento é de entrada livre. Estão todos convidados!

Nova Zelândia - china - Índia - irão

Geórgia - TURQUIA - Roménia - Rússia -FRANÇA - POLÓNIA

HUNGRIA - ESPANHA - Portugal - Brasil

usa - Chile - peru - México

FREUD, UM CONQUISTADOR DO INÚTIL

Neste tempo  de som e fúria,  Freud resiste   qual funâmbulo do sonho e da pulsão. Resiste como alcatrão luminoso de um incerto futuro.

Não  poderíamos viver jamais se a noite viesse sobre a claridade estupenda e imaginante de Freud.

Que veríamos?

Que faríamos dos usos do passado ?

A Psicanálise é um adquirido universal.
E não mais voltaremos ao lugar onde fomos apenas conscientes.
Nesse tempo, a criança ainda não era o pai do adulto, nem todo o tempo era eternamente presente.

Freud.

A sexualidade infantil, o bifasismo sexual, a instauração de uma diferença entre a sexualidade biológica e a psico-sexualidade  são descobertas capitais com impacto na lei, na moralidade, na religião, na educação e na arte.
Tão importantes que, por vezes, nos esquecemos da sua importância na banalidade da sociedade de espectáculo contemporânea.

Freud.

E por mais que a ciência, ou a noite e os tempos convulsivos e os céus obscuros, e ainda por isso, e ainda porque a solidão, o amor e a morte não nos abandonam, a revolução psicanalítica permanece.
E vive. E vai.
Desfasada revolução do homem económico. Porque o tempo do homem eficiente um dia morrerá  e sobre ele se escreverá o amor louco, amor que se agita  revolucionário, antes do sono.

Freud.

A Psicanálise é uma das maiores modalidades do amor. Do amor em visita.

E as suas descobertas, a sua criação, ficarão para sempre na terra?

E as suas descobertas não ficarão para sempre na terra.

Só um pouco no tempo.

Vasco Santos

Psicanalista

Feliz Aniversário Dr. Freud!