SOBRE NÓS

A Associação Livre é uma organização sem fins lucrativos movida pelo desejo de aprender. O nosso objectivo é criar oportunidades inovadoras de formação contínua nos campos da psicoterapia psicodinâmica e da psicanálise.

LOCALIZAÇÃO

Estamos situados na maravilhosa cidade de Lisboa, com colegas e parceiros espalhados pelo mundo todo.

RECEBA A NEWSLETTER

Tem questões? Contacte-nos.

Informação sobre Política de Cookies

LINHAS ORIENTADORAS PARA A APRESENTAÇÃO DO CASO

Os casos serão apresentados em inglês. No entanto, sugerimos que prepare também uma versão em português porque o supervisor poderá querer ouvir passagens ou palavras no original. Pedimos que traga dez cópias  impressas do caso, para facultar ao supervisor e aos seu colegas do grupo. No final da apresentação as cópias serão devolvidas.

Todo o material confidencial tem de ser anónimo ao ponto de que se o paciente lesse ou ouvisse a apresentação não seria capaz de se identificar. Não se deve assumir que pelo facto de a Maratona se realizar numa cidade ou país diferente de onde o paciente se encontra, as questões de confidencialidade terão menor importância.

Contextualização

  • Informação geral sobre o paciente e sobre o tratamento (género, idade, profissão, modalidade de tratamento, frequência semanal de sessões, duração)

  • Primeiras impressões sobre o paciente

  • Razões pelas quais o paciente procura ajuda

  • História pessoal

  • Situação actual

Sessões

Precisa de preparar duas sessões em discurso directo:

 

Paciente

À noite passada tive um sonho sobre a Ana (colega de trabalho). Não sei se devo falar sobre isso... (baixa a voz, vira para o lado no divã, quase em posição fetal)

Terapeuta / Analista

A Ana do trabalho.

Paciente

(silêncio) Gostava de falar sobre esse sonho mas não sei se consigo. Não faz sentido nenhum. A Paula (esposa) apareceu também.

Se tiver alguma questão sobre a preparação ou apresentação do caso, por favor contacte-nos.